Notícias: Boavista comemora 10 anos de CAMPEÃO


Retirado de: Porto24.pt


O Boavista pretende assinalar o 10.º aniversário da conquista do título nacional de futebol, que se celebra quarta-feira, com algumas iniciativas, uma das quais poderá ser um jogo com alguns antigos atletas, no Estádio do Bessa.

O programa de festas é anunciado numa altura em que o clube “axadrezado” sonha, mais do que nunca, voltar à primeira divisão do futebol português, graças a uma decisão recente do Tribunal Administrativo de Lisboa, que considerou inexistente a segunda parte da reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa em que se decidiu a descida do Boavista FC.

Uma das ideias é juntar, talvez no dia 29 de Maio, não só atletas que foram campeões nacionais, mas também !outros que foram marcantes na vida do clube!, alguns dos quais não sequer campeões nacionais, como o romeno Timofte, Nuno Gomes e o treinador Manuel José, disse Álvaro Braga Júnior.

Ao mesmo tempo, o Boavista aproveitará o 10.º aniversário do título para apresentar os “novos cartões de associados e a nova remuneração, o que permitirá ficar com uma ideia bem mais concreta de quantos associados” tem o clube.

Outra novidade é que “o sítio do Boavista na Internet”, a partir de quarta-feira, “terá uma nova imagem, mas a morada manter-se-á”, anunciou o presidente.

“Vamos convidar muita gente. Já foram convidadas algumas pessoas e há uma grande receptividade a esse convite”, acrescentou o presidente do Boavista FC.

Afinal, comemora-se aquele foi “o momento mais alto” dos quase 108 anos do Boavista. “Um grupo de associados resolveu fazer no dia 18 uma pequena cerimónia, que vai evocar esse momento alto do clube, e convidou alguns jogadores que foram campeões” para se associarem a ela, revelou ainda o dirigente.

O regresso à primeira divisão

A cumprir uma década entre o céu e o inferno, de campeão a despromovido, a esperança do Boavista na subida à primeira divisão mora, nesta altura, no Tribunal Administrativo de Lisboa, que deu razão ao presidente do FC Porto, considerando inexistente, no plano jurídico, e contestando a segunda parte da reunião do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa realizada a 4 de Julho de 2007.

Na reunião, que decorreu já sem a presença do presidente e o vice-presidente do CJ, foi não só confirmada a suspensão de dois anos de Pinto da Costa, mas também a descida de divisão do Boavista, ambos no âmbito do processo Apito Final, relativo a alegados casos de corrupção no futebol.

O Tribunal considerou essa reunião inválida e, para já, veio dar razão a Pinto da Costa, que contestou a pena que lhe foi aplicada, mas o Boavista alega que os “os fundamentos invocados” pelo líder portista são em tudo semelhantes aos seus e que, por isso, lhe será dada também razão.

“Uma decisão, para nós, é extremamente importante em termos de futuro, porque esta colectividade, que já sentia algumas dificuldades, levou uma machadada enorme com a despromoção administrativa à então Liga de Honra”, salienta o presidente do clube portuense, Álvaro Braga Júnior, em entrevista à Agência Lusa.

O Boavista tem-se mantido reservado sobre o assunto, alertando apenas, e mais uma vez, para a “necessidade de uma decisão que seja tão breve quanto possível”, mas acredita que o tribunal também lhe vai dar razão.

Como formas de serem ressarcidos pelos danos que a despromoção lhes causou, em 2008, os boavisteiros vêem 2 hipóteses: “recolocarem-nos no lugar de onde nunca devíamos ter saído, a Liga, e darem-nos uma indemnização por estes anos em que estivemos afastados de um campeonato onde devíamos estar”, diz Braga Júnior.

O presidente “axadrezado” recusa, no entanto, adiantar o valor da indemnização que o Boavista entende justo. “Temos o processo bem delineado e bem na cabeça, mas não é o momento para estarmos a falar”.

Com um passivo que anda pelos 85 milhões de euros, o Boavista resiste ainda e mantém “1200 atletas em várias modalidades, incluindo râguebi feminino, e 20 equipas de desportos colectivos”.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Ultras PN Matosinhos © 2010 | Template by Trucks | Adapted by MPINTO