Texto de um admirador do xadrez



Outro post sobre futebol? Sim! O Boavista FC

Esta semana estou a escrever bastante sobre um tema que não me debruço muito neste meu blogue, o desporto rei em Portugal, o futebol. Ontem era inevitável falar do meu FC Porto pelas razões que todos sabemos, mas hoje vou falar de outro grande emblema da cidade do Porto, o Boavista FC.

Sou portista ferrenho, sou sim senhor, mas desde miúdo que me lembro de ir para as portas do velhinho estádio do Bessa pedir aos sócios para entrar com eles, resultou sempre, entrei sempre, subia as longas escadas em caracol e lá ia ver o Boavista para a bancada. Assisti mesmo ao último jogo no velho Bessa, na segunda-feira seguinte iriam começar as demolições... foi um Boavista - FC Porto em juniores. Também ia várias vezes ao saudoso pavilhão Acácio Lelo ver o que por lá se passava, por vezes andebol, por vezes voleibol e por vezes ginástica.

Várias vezes ouvi na bancada pessoal a chamar nomes aos portistas e a falarem mal do meu FC Porto, mas nunca me afectou... não era isso que ia mudar o facto de eu gostar de ver os jogos do Boavista.

Há uma questão sempre presente no ar... afinal de contas quem é o 4º grande de Portugal. A resposta é simples: É o Boavista. Porquê? Só pelo facto de estar na II divisão e continuar a sê-lo já é demonstrativo da sua grandeza. Quem desafia o estatuto? Belenenses? SC Braga? Vitória de Guimarães? Poderiamos já eliminar os clubes minhotos pelo simples facto de nunca terem sido campeões nacionais... nunca se pode ser um grande de um país quando nem por uma única vez foram o melhor de Portugal. Mas já lá vamos...

O Belenenses é um clube com muita história, apesar de ainda não ser uma instituição centenária como o Boavista é há algum tempo. O seu grande trunfo para se auto titular o 4º grande do país era de facto muito forte, já foi campeão nacional. Foi em 45/46, quando o futebol ainda era muito arcaico, mesmo assim o pontinho que ficou à frente do Benfica garantiu-lhe um título que perdura até hoje. As 3 Taças de Portugal que possuí ajudam a consolidar um bom estatuto no futebol português. Mas a vitrine onde estão as 3 Taças do Belém é pequena demais para caberem as Taças conquistadas pelo Boavista, são 5. Não são "apenas mais duas"... são mais duas... e custa muito ganhá-las. O Titulo ganho pelo Boavista em 2000/2001, também um pontinho à frente do meu FC Porto, pôs definitivamente o Belenenses de fora do trono que era seu até então. Um campeonato ganho em 2000/2001 não se pode comparar a um ganho em 1945/1946, o Boavista é campeão de um futebol moderno, onde os milhões ditam leis e onde confrontar os mais ricos é muito dificil, o Boavista foi campeão das bolas Adidas e Nike, e a cores... não da bola de trapos e a preto e branco. Respeito muito o embelema da Cruz de Cristo, mas não é o 4º grande... não esteve na Liga dos Campeões... não foi semi-finalista da Taça UEFA... recentemente desceu da 1ª divisão no campo... e por 3 vezes, apesar de só uma ter mesmo contado.

Será o SC Braga o 4º grande? As televisões e os jornais já dizem que sim, mas será mesmo? Não há dúvida, as épocas 2009/2010 e 2010/2011 foram brilhantes. Vice-campeão e finalista vencido da Liga Europa é fantástico... pessoalmente nunca imaginaria o SC Braga numa final europeia, mas esteve lá e com todo o mérito, foi limpinha a presença dos bracarenses em Dublin, depois de uma participação digna na Liga dos Campeões. Em 2008 venceu a Taça Intertoto, julgo que ninguém deu o devido valor a essa conquista na altura, eu dei. Mas vamos ser frios... as duas melhores épocas do Braga saldaram-se em nenhum título... nenhum título. E são de títulos que reza a história. Um vice-campeonato nunca será um campeonato... e para o título de finalista vencido da Liga Europa fica o semi-finalista Boavista de 2003 que esteve com um pé e meio na final de Sevilha. Relembre-se que em 2003 o Boavista estava a lutar pela final da UEFA e ao mesmo tempo o SC Braga lutava desesperadamente para não descer de divisão. O SC Braga tem 1 Taça de Portugal... ainda longe do Boavista. Não se garante o título de 4º grande em 3 anos... é muito mais que isso. E um vice-campeão não é mais do que o primeiro dos últimos... e um campeão é um campeão. Se a história do futebol em Portugal tivesse só 3 anos... então aí o SC Braga seria não o 4º grande mas o 3º grande... mas o pior que há mais uns aninhos para trás.

Será o 4º grande o Vitória SC? Ter uma fiel massa associativa e excelentes condições de trabalho não conferem por si só esse estatuto. Em 2006 desceu de divisão no campo... e no ano em que o Boavista foi campeão nacional andou bem perto da descida também... o melhor que tem é um 3º lugar no campeonato... zero Taças de Portugal e apenas 1 Supertaça Cândido de Oliveira, onde apenas marcou presença na condição de finalista vencido da Taça de Portugal. Bastavam apenas as 3 Supertaças Cândido de Oliveira que estão no museu do Bessa para arrumar com o Vitória desta discussão... mas se não chega... olhemos para o lado... estão lá mais 5 Taças de Portugal e um ceptro de Campeão Nacional... assunto arrumado. Quando o Vitória poderia ter ido à Liga dos Campeões... não passou da pré-eliminatória. O Vitória é um excelente clube, mas não é o 4º grande... ainda um pouco longe disso.

Resumindo, julgo que não há dúvidas, o Boavista é o 4º grande. Talvez por isso tenho sido alvo de uma tremenda injustiça, que em breve será reposta. Não é vergonha levar a camisola do Boavista aos campos das vilas e aldeias de Portugal, dando a esses pequenos clubes a receita que porventura irá garantir o dinheiro para toda a época, vergonha é de quem lá o colocou. Vergonha é tentarem enxovalhar um clube centenário, instituição de utilidade pública, medalha de ouro de mérito desportivo da maneira que tentaram. E agora? Agora só há uma coisa a fazer, Boavista na 1ª liga... mas... e o resto? Quanto vale os 3 anos nas divisões secundárias? Quanto vale a denegrida imagem do clube que muitos perguntam se ainda existe? Quanto vale? Quanto vale os patrocionios perdidos? Quanto vale os sócios perdidos? Não se esqueçam, o Boavista lutava pela Europa... e nesses 3 anos perdidos... que ninguém duvide que pelos menos num deles iria às competições da UEFA... quanto vale uma ida à UEFA perdida? Quanto vale uma desistência da Taça de Portugal porque assim teve que ser? Quanto vale recuperar todas as modalidades do Boavista que também cairam acompanhando a queda do clube? Quanto? E o que faz a Federação... em vez de já ter anunciado o Boavista na 1ª com o respectivo novo quadro competitivo... recorreu da decisão... adiando o inadiavel... até pode adiar mais um ano (que não acredito)... seriam 4 em vez de 3 anos perdidos para o Boavista... mas sempre a contar. O maior mal da FPF e da Liga de Clubes não vai ser recolocar o Boavista na 1ª... como já deveria ter anunciado... o maior mal vai ser arranjar os troquinhos, leia-se milhões, muitos milhões, para ressarcir o Boavista do mal que lhe fizeram. E todos os milhões serão poucos para tão grande atrocidade... afinal de contas... não brincaram com um simples clube... brincaram com o Boavista FC... brincaram com o 4º grande de Portugal.

Filipe Ribeiro... portista como todos sabem...!!

1 comentários:

  1. jose estêvão disse...:

    Um texto com uma abordagem ao nosso BOAVISTA como nunca tinha lido.
    So posso agradecer este momento de leitura em que demonstra uma lucidez e imparcialidade gritante.
    OBRIGADO AMIGO.

Enviar um comentário

 
Ultras PN Matosinhos © 2010 | Template by Trucks | Adapted by MPINTO